Maria vai com as outras
 (1971)
 
 
Composição: Toquinho e Vinicius de Moraes
 
Interpretação: Maria Creusa
 
 
Música do LP "Toquinho e Vinícius" de 1971.

 
O poeta e compositor Vinicius (Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais) é considerado o intelectual brasileiro mais influente e participativo da moderna música popular brasileira. Carioca, nascido na Gávea em 19 de outubro de 1913, formou-se em Direito já praticando sua vocação poética.
"Eu sei que vou te amar" de Vinícius e Tom Jobim é considerada uma das mais bonitas músicas brasileiras, com dezenas de gravações e muito sucesso até os dias de hoje, registrando com muita felicidade o estado de espírito de quem ama de verdade. Não há quem tenha amado e que não adore esta música. Vinícius foi um dos intelectuais que mais participou na interligação entre os sambistas populares de morro e os sambistas de cidade, mais eruditos e mais intelectualizados porém não mais sensíveis. Dessa ligação nasceram inúmeras parcerias e músicas históricas.
Vinicius teve, além de Tom Jobim, inúmeros parceiros, com os quais deixou extensa e magnífica obra musical: Antonio Maria, Carlos Lyra, Baden Powell, Chico Buarque, Toquinho, Edu Lobo, Francis Hime, Marília Medalha, Claudio Santoro, Pixinguinha, Haroldo e Paulo Tapajós.
 Vinícius declarou certa vez que São Paulo era o "túmulo do samba". Pagou sua língua pois seu parceiro mais constante e com o qual fez mais shows, foi o paulistano Toquinho, além de possuir em São Paulo sua maior platéia e onde mais vendeu seus discos.
Vinícius é considerado o maior letrista da MPB, pelo musicólogo Ricardo Cravo Albin, quase uma síntese sofisticada de Orestes Barbosa e Noel Rosa. Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de julho de 1980.
 
Toquinho (Antonio Pecci Filho) nasceu em São Paulo SP em 06/07/1946. Cantor , compositor e instrumentista iniciou seus estudos de violão aos 14 anos com mestre Paulinho Nogueira. Em 1963 conheceu Chico Buarque, com quem compôs "Lua cheia" sua primeira música a receber letra. Em 1970 Toquinho conheceu Vinícius de Moraes, nascendo aí uma parceria proficua e duradoura: durante onze anos compuseram 120 músicas, gravaram 25 LP's e se exibiram em mais de 1.000 shows pelo Brasil, Américas e Europa. Apesar da grande diferença de idade, 33 anos, essa parceria foi de muita afinidade e compreensão e talvez a mais longa que Vinícius teve entre seus inúmeros parceiros. A dupla foi pioneira na produção de trilhas sonoras para novelas de televisão como "O bem amado" de Dias Gomes para a TV Globo nos anos 70. Toquinho compôs mais de duzentas músicas solo e com diversos parceiros; as mais famosas são: A tonga da mironga do cabuletê, Amigos meus, Aquarela, Canto em contraponto, Carta ao Tom, Chorando pra Pixinguinha, Gilda, Mais um adeus, Meu pai oxalá, Para viver um grande amor com Vinícius de Moraes, Na boca da noite, Noite longa, No fim não se perde nada com Paulo Vanzolini, Desencontros, Lua cheia, Samba pra Vinícius com Chico Buarque e muitas outras. Toquinho é considerado um dos grandes cantores e compositores da moderna música popular brasileira.
 
A cantora Maria Creusa Silva Lima nasceu em Esplanada BA, em 26/2/1944. Aos 2 anos mudou-se para Salvador e aos 15 formou o conjunto musical Lês Girls, onde era a crooner. Teve programa na TV Itapoã e casou-se com Antonio Carlos, da dupla Antonio Carlos e Jocafi. Participou como cantora de festivais e foi parceira de Vinícius de Moraes e Toquinho em inúmeros shows e excursões pelo Brasil e exterior. Sempre foi uma cantora de sucesso, respeitada pela crítica e pelo público.
 
 Dárcio Fragoso
 

 
 
Maria vai com as outras
 (1971)
 
 
Composição: Toquinho e Vinicius de Moraes
 
Interpretação: Maria Creusa
 
 
 
Maria era uma boa moça
Pra turma lá do Gantois.
Era Maria vai com as outras,
Maria de coser,
Maria de casar.
Porém o que ninguém sabia
É que tinha um particular.
Além de coser,
Além de rezar,
Também era Maria de pecar.
 
Tumba ê, cabô
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro
Tumba lá e cá
Tumba ê meu pai
Tumba lá e cá
Não me deixe só.
Tumba lá e cá
Tumba ê, cabô,
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro,
Tumba lá e cá.
Tumba ê meu pai,
Tumba lá e cá,
Não me deixe só.
 
Maria que não foi com as outras,
Maria que não foi pro mar.
No dia dois de fevereiro
Maria não brincou na festa de Iemanjá,
Não foi jogar água de cheiro
Nem flores pra sua Orixá.
Aí Iemanjá pegou e levou
O moço de Maria para o mar.
 
Tumba ê, cabô
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro
Tumba lá e cá
Tumba ê meu pai
Tumba lá e cá
Não me deixe só.
Tumba lá e cá
Tumba ê, cabô,
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro,
Tumba lá e cá.
Tumba ê meu pai,
Tumba lá e cá,
Não me deixe só.
 
 
Até hoje ainda se fala
 Nas rodas lá do Gantois
 Que triste era de ver Maria
 Na sala onde ela ia
 Pra se manifestar
 A gente ainda se admira
 Seu gira gira sem parar
 Maria girou deixa ela girar
 E a turma não parava de cantar
 
Tumba ê, cabô
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro
Tumba lá e cá
Tumba aiê Iemanjá
Tumba lá e cá
Não me deixe só.
Tumba lá e cá
Tumba ê, cabô,

Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro,
Tumba lá e cá.
Tumba ê meu pai,
Tumba lá e cá,
Não me deixe só.
 
 
 
 
Música: Maria vai com as outras
Autoria: Toquinho e Vinicius de Moraes

Interpretação: Maria Creusa
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo :Maria Creusa por Marilene
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final :
Marilene Laurelli Cypriano

 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções 
 
 
|PrincipalMenu |Fale comigo | Voltar
Direitos autorais registrados®
 
 
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
1024 x 768
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *