A Deusa dos Orixás
 (1975)
Samba
 
Música e letra : Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento
 

Composição que fez parte do LP "Claridade" de Clara Nunes,seu disco de maior sucesso lançado em 1975, constituiu-se num dos grandes sucessos da cantora como  homenagem às crenças de origem africana; nascida em 12/09/1942 na cidade de Caetanópolis MG, Clara desde cedo demonstrou muito gosto por música e canto; venceu concursos de calouros e foi contratada
pela Radio Inconfidência de Belo Horizonte; trabalhou como cantora em boates, inclusive tendo como baixista Milton Nascimento; em 1963
foi contratada pela TV Itacolomi apresentando o programa "Clara Nunes apresenta"; pelo seu grande sucesso, em 1965 foi para o Rio de Janeiro atuando em vários programas de TV, cantando vários gêneros de músicas.
Em 1966 gravou seu primeiro LP, com predominância de sambas; em 1968 gravou seu segundo LP "Você passa eu acho graça" mesmo nome da principal música; foi uma das melhores cantoras de samba fazendo muito sucesso em
disco, rádio e TV; seus discos de maior sucesso foram: "A beleza que canta",
"Alvorecer", "Brasileiro profissão esperança", "Canto das três raças",
"Guerreira", "Brasil mestiço" entre outros; formou juntamente com Alcione e Beth Carvalho o triunvirato "ABC do Samba" como os críticos musicais chamavam as três melhores cantoras de samba do Brasil nos anos 70. Em 1975 seu LP "Claridade" vendeu 300.000 cópias, principalmente graças ao grande suceso dos sambas "Conto de Areia" de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento, "Juízo Final" de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares e "O mar serenou" de Candeia; essa expressiva marca para a época, acabou com o tabu que cantora não vendia disco no Brasil; Clara participou de inúmeros shows musicais no Brasil e no exterior; foi protagonista de uma carreira brilhante e cheia de sucessos; em 1974 estrelou ao lado do ator Paulo Gracindo o espetáculo "Brasileiro Profissão Esperança" inspirado na vida da cantora e compositora Dolores Duran e do compositor e jornalista Antonio Maria tendo permanecido em cartaz no Canecão no Rio de Janeiro quase um ano, dando orígem a um LP homônimo; no mesmo ano representou o Brasil no Festival do Midem, em Cannes na França. Foi casada com o poeta, compositor e produtor Paulo Cesar Pinheiro.
Faleceu precocemente em 1983 depois de 21 dias de UTI, por causa de complicações após cirurgia, mas seu nome estará eternamente ligado ao samba como uma de suas mais brilhantes cantoras.
 
Dárcio Fragoso
 
A Deusa dos Orixás
(1975)
 
Samba
 
Música e letra : Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento
 
Yansã? Cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
 
 
Yansã? Cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
 
 
Yansã? Cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
 
Yansã penteia os seus cabelos macios
Quando a luz da lua cheia clareia as águas do rio
Ogum sonhava com a filha de Nanã
E pensava que as estrelas eram os olhos de Yansã
 
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
 
Na terra dos Orixás, o amor se dividia
Entre um deus que era de paz
E outro deus que combatia
Como a luta só termina quando existe um vencedor
Yansã virou rainha da coroa de Xangô
 
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro ma

.
Música: A Deusa dos Orixás
Autoria: Música e letra : Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento
Interpretação: Clara Nunes
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Imagem :Clara Nunes por Francys Dejtiar
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene
 

Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções
 
 
Direitos autorais registrados®
 
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *