Sábado em Copacabana
(1955)
 
Samba
 
Composição: Dorival Caymmi e Carlos Guinle
 
Interpretação: Maria Bethânia
 
 
Música lançada em 1955 por Dorival Caymmi com grande sucesso, no disco antológico "Sambas" onde Caymmi interpreta apenas sambas de sua autoria como "Nunca mais", "Só louco", "Rosa morena", "A vizinha do lado","Não tem solução" e "Sábado em Copacabana", estes dois últimos com Carlos Guinle. Essa mesmá música recebeu diversas outras gravações dos melhores cantores brasileiros sempre com muito sucesso, pois fala de amor e de Copacabana, assuntos que todos os brasileiros adoram  O cantor e compositor Dorival Caymmi teve sua estréia na Rádio Tupi do Rio de Janeiro em 1938 cantando "O que é que a baiana tem" samba de sua autoria. Esse mesmo samba foi incluído na trilha sonora do filme "Banana da terra" de Wallace Downey, interpretado por Carmen Miranda. As músicas inicialmente escolhidas para o filme seriam "Boneca de piche" e "Na baixa do sapateiro" ambas de Ary Barroso, mas por questões financeiras foram retiradas e substituídas por "O que é que a baiana tem ?". Dorival Caymmi nasceu em Salvador BA em 30/4/1914. Teve várias atividades até começar a compor marchinhas e toadas e descobrir-se para a música. Sua primeira composição foi "No sertão". Em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro com intenção de estudar jornalismo e trabalhar com desenho, tendo conseguido até publicar alguns desenhos na revista "O Cruzeiro". Fez alguns testes na Rádio Tupi e foi contratado. Conheceu sua mulher, Stella Maris,  num programa de calouros em 1939. Casaram-se e tiveram três filhos, todos dedicados à música: Nana Caymmi, Dorival e Danilo. Dorival Caymmi foi o cantor e compositor que melhor soube divulgar a Bahia e suas belezas. Seus maiores sucessos são: "O que é que a baiana tem ?",  "O mar", "O samba da minha terra", "É doce morrer no mar", "A jangada voltou só", "Você já foi à Bahia ?", "Rosa morena", "Peguei um ita no norte", "Dora", "A vizinha do lado", "Marina", "Lá vem a baiana", "Não tem solução" com Carlos Guinle, "Nem eu", "Sábado em Copacabana" e muitas outras. Cantor e compositor muito respeitado e querido, é um dos melhores do Brasil segundo a maioria dos críticos especializados. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens pela sua grande importância cultural: uma casa na Praia de Ondina do Governo Da Bahia, comenda da Ordem do Rio Branco em gráu de Oficial, comenda da Ordem do Mérito da Bahia, comenda da "Ordre des arts et des lettres de France", Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia e em 1985 inaugurou a Avenida Dorival Caymmi na capital baiana.
A cantora Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, nasceu em Santo Amaro da Purificação, BA. Irmã de Caetano Veloso, iniciou sua carreira artística em 1963 na peça teatral "Boca de ouro". Em 1965 Nara Leão convidou-a para subtstituí-la na peça "Opinião" com direção musical de Dori Caymmi e direção geral de Augusto Boal. Destacou-se no cenário artístico brasileiro pela brilhante interpretação de "Carcará" nos anos 60. A partir deste fato sua carreira foi vitoriosa sob todos os aspectos. Gravou inúmeros LPs, CDs e DVDs, apresentou-se em todos as capitais e principais cidades brasileiras, inclusive em alguns países no exterior sempre com grande sucesso. É uma das mais conceituadas cantoras brasileiras de música popular.
 
Dárcio Fragoso
 

 
Sábado em Copacabana
(1955)
 
Samba
 
Composição: Dorival Caymmi e Carlos Guinle
 
Interpretação: Maria Bethânia
 
 
 
Depois de trabalhar toda a semana
Meu sábado não vou desperdiçar
Já fiz o meu programa pra esta noite
E já sei por onde começar
Um bom lugar para encontrar: Copacabana
Pra passear à beira-mar: Copacabana
Depois um bar à meia-luz: Copacabana
Eu esperei por essa noite uma semana
Depois dançar, um bom lugar : Copacabana
Pra se amar um só lugar : Copacabana
O tempo passa tão depressa,
Eu vou voltar lá pra semana
Se eu encontrar
Um novo amor
Copacabana
 


 
 
 
 
Música: Sábado em Copacabana
Autoria: Dorival Caymmi e Carlos Guinle
Interpretação: Maria Bethânia
 
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo pela webdesigner  Francys Dejtiar
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano

 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções 
 
|PrincipalMenu |Fale comigo | Voltar
Direitos autorais registrados®
 
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  
Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *