Atiraste uma Pedra
 (1958)
 
Samba canção
 
Composição: Herivelto Martins e David Nasser
 
Interpretação: Nelson Gonçalves
 
 
O compositor e cantor Herivelto Martins nasceu em Rodeio, atual Engenheiro Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, em 30/01/1912. Em 1936 passou a viver com a cantora Dalva de Oliveira, com quem teve dois filhos, um dos quais viria a ser o cantor Pery Ribeiro. Herivelto produziu cerca de 150 músicas muitas  delas de enorme sucesso como "Praça Onze" (Vão acabar com a Praça Onze...) com Grande Otelo, "Que rei sou eu?" com Waldemar Ressurreição, "Izaura", "Fala Claudionor",  "Cabelos Brancos" e "Atiraste uma pedra" com David Nasser, "Segredo" com Marino Pinto, "Caminhemos" e muitas outras. Herivelto Martins foi personagem muito importante na MPB: além de compositor emérito, foi o criador do primeiro trio vocal do Brasil, o trio de Ouro, em 1937. Criou o apito, antes de 1942 utilizado apenas para reunir as escolas de samba, como um elemento a mais de percussão no samba. Foi o compositor que mais escreveu sambas para a gloriosa Estação Primeira de Mangueira. Foi lider classista dos compositores. Enfim foi um bamba. Morreu em 17/09/1992.  
 
O jornalista, escritor e compositor David Nasser nasceu em Jaú SP em 1/1/1917. Aos 13 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Foi um dos jornalistas mais importantes e respeitados dos anos 40 e 50, com passagens pela famosa revista semanal "O Cruzeiro" e diversos jornais. Compôs mais de 100 músicas com diversos parceiros. Com Herivelto produziu 30 músicas: "Pensando em ti", "A camisola do dia", "O preço da glória", "Vermelho vinte e sete", "Amarga confissão", "Atiraste uma pedra" e outras. Seu maior sucesso de carnaval foi "Nega do cabelo duro" com Rubens Soares. Teve inúmeros outros sucessos. Faleceu em 10/12/1980 no Rio de Janeiro.
 
O cantor e compositor Nelson Gonçalves, nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, nasceu em 21/6/1919 em Santana do Livramento RS mas seus pais mudaram-se para São Paulo logo após seu nascimento, residindo no bairro do Brás. Teve vida intensamente boêmia e gravou seu primeiro disco em 1941, graças à ajuda de Benedito Lacerda, o samba de Ataulfo Alves "Se eu pudesse um dia". Teve carreira de muito sucesso, inspirando-se em Orlando Silva, de quem manteve sempre alguma influência. Gravou inúmeros discos 78 rpm, 120 LPs e 20 CDs. Vendeu cerca de 50 milhões de discos e recebeu 15 discos de platina e 41 de ouro.  Suas músicas de maior sucesso foram : "A camisola do dia", "Vermelho vinte e sete", "Atiraste uma pedra"  todas de Herivelto Martins e David Nasser, "Meu vício é você", "Fica comigo esta noite", "A volta do boêmio" estas de Adelino Moreira. O cantor Nelson Gonçalves, segundo o musicólogo Ricardo Cravo Albin, "foi o derradeiro dos grandes intérpretes que vinham na generosa tradição de abrir o peito e cantar (e encantar) mesmo sem microfone: Chico Alves foi o primeiro, depois vieram Orlando Silva, Carlos Galhardo, Silvio Caldas e Nelson Gonçalves. O traço comum a todos esses grandes cantores era o repertóprio romântico, que embalava as profundezas ancestrais de um povo como o nosso, tão visceralmente mulato, fruto de três raças sentimentais como o branco, o escravo negro e o índio roubado em suas próprias terras". Nelson faleceu em 18/4/1998 no Rio de Janeiro.
 
 
 
Dárcio Fragoso
 
 

 
Atiraste uma Pedra
(1958)
 
Samba canção
 
Composição: Herivelto Martins e David Nasser
 
Interpretação: Nelson Gonçalves
 
 
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem...
E quebraste um telhado,
Perdeste um abrigo
Feriste um amigo
Conseguiste magoar
Quem das mágoas te livrou
Atiraste uma pedra
Com as mãos que esta boca
Tantas vezes beijou
 
Quebraste o telhado
Que nas noites de frio
Te servia de abrigo...
Perdeste o amigo
Que os teus erros não viu
E o teu pranto enxugou...
Mas, acima de tudo
Atiraste uma pedra
Turvando esta água
Esta água que um dia
Por estranha ironia
Tua sede matou
 
Quebraste o telhado
Que nas noites de frio
Te servia de abrigo...
Perdeste o amigo
Que os teus erros não viu
E o teu pranto enxugou...
Mas, acima de tudo
Atiraste uma pedra
Turvando esta água
Esta água que um dia
Por estranha ironia
Tua sede matou
 
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem...
E quebraste um telhado,
Perdeste um abrigo
Feriste um amigo
 

 
 
Música: Atiraste uma pedra
Autoria: Herivelto Martins e David Nasser

Interpretação: Nelson Gonçalves
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo : Nelson Gonçalves por Marilene
Colaboração Otalicio (Ica)
Agradecimentos eternos à   Francys Dejtiar
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final :
Marilene Laurelli Cypriano

 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções 
 
|PrincipalMenu |Fale comigo | Voltar
Direitos autorais registrados®
 
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
1024 x 768
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *