*
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Ai Que saudades da Amélia 
 
- 1941 -
 
Samba
 
Letra de Mário Lago
Música de Ataulfo Alves

 
 
 
 
 
 
 
Mário Lago um dos mais cultos compositores da MPB, além de radialista, artista de teatro e TV, carioca, nascido em 26/11/1911, ativista político, escreveu a letra, um verdadeiro poema popular onde um protagonista confronta sua atual mulher com sua ex, mulher que ele havia perdido; a atual, a quem o tal protagonista se dirige, é exigente, egoísta, "Só pensa em luxo e riqueza" enquanto a anterior é um exemplo de virtude e resignação - "Amélia não tinha a menor vaidade, (....) achava bonito não ter o que comer...". A atual é a realidade incontestável, amarga; a ex é o passado, uma saudade idealizada na figura da mulher perfeita, segundo os padrões dos anos 40.
Este maravilhoso poema popular recebeu de Ataulfo Alves uma de suas melhores melodias, expressando musicalmente o espírito da letra; segundo Mário Lago, "Amélia nasceu de uma brincadeira de Almeidinha, irmão de Araci de Almeida, que sempre que se falava em mulher costumava brincar - 'Qual nada, Amélia é que era mulher de verdade. Lavava, passava, cozinhava....'". Então, Mario Lago
 achou original aquela frase e que daria samba; na realidade Amélia era uma lavadeira que servia à família de Almeidinha, mulher lutadora, que sustentava nove filhos....
Com a letra pronta Mário pediu a Ataulfo que a musicasse; Ataulfo fez a tarefa mas mudou algumas palavras para dar "mais certo com a música" e aumentou de doze para quatorze versos, fato que desagradou Mario, mas  que acabou concordando.
Foi gravada pelo próprio Ataulfo pois nenhum dos grandes cantores da época aceitou gravá-la...
Acompanhado por um improvisado conjunto, batizado de Academia do Samba, onde Jacó do Bandolim participou da gravação fazendo a introdução. Foi tão grande o sucesso de público que seus autores resolveram inscrevê-la para o concurso de carnaval de 1942, que seria no estádio do Fluminense Foot-Ball Club, com o julgamento por meio de aplausos do público....
O outro grande sucesso e concorrente direto era "Praça Onze" de Herivelto Martins e Grande Otelo; mas como foi impossível saber qual das duas fora mais aplaudida a solução foi dar o premio de primeiro lugar às duas, fato que agradou toda a platéia....
O nome amélia passou a ser verbete de Dicionário, sendo citado nos dicionários Hoaiss e Aurélio, como sinônimo de "mulher amorosa, passiva e serviçal".

Dárcio Fragoso

 
 
 
 
 
Ai Que Saudades da Amélia
 
Samba  (1941)
 
Música de Ataulfo Alves
Letra de Mário Lago
 
 
Eu nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu sou um pobre rapaz
 
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
 
Às vezes passava fome a meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia, meu filho, o que se há de fazer?
 
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia  que era a mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia  que era a mulher de verdade
 
 
 
 
 
 
Música: Ai que Saudades da Amélia
Autoria:  Ataulfo Alves
Letra: Mário Lago
Interpretação : Demônios da Garoa
 
 
 
Imagem: Nina
História e Pesquisas por Dárcio Fragoso
Formatação por Nina
Projeto e Edição Final  por Marilene Laurelli Cypriano
 
Para enviar a um amigo clique no coração
 e siga as instruções
 
 
 
 |Principal Menu| Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®

Importante:

Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito.