No rancho fundo
 (1931)
Samba Canção
Composição : Ary Barroso e Lamartine Babo
 Interpretação: Chitãozinho e Xororó

 
 

Música composta pelo fabuloso Ary Barroso em 1931, com versos de J. Carlos para a peça musical "É do balacobaco", com o nome de "Na grota funda".
Durante a apresentação da peça, Lamartine Babo, outro fabuloso compositor brasileiro, ficou tão impressionado pela música que resolveu fazer outros versos e deu novo título, passando a chamar-se "No rancho fundo"; a primeira gravação foi com a cantora Elisa Coelho com acompanhamento de piano e dois violões; nascia assim a parceria de Ary Barroso com Lamartine Babo.
Nascido em 7/11/1903 em Ubá MG, Ary de Resende Barroso foi um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, com enorme produção de músicas maravilhosas e de muito sucesso. Além de radialista e homem de televisão, com programa de calouros no rádio inicialmente e depois na televisão, marcou época, assim como "flamenguista apaixonado e fanático"; fez toda sua brilhante carreira no Rio de Janeiro, onde faleceu em 9/2/1964. Os maiores sucessos de Ary Barroso foram: Aquarela do Brasil, No Tabuleiro da Baiana, Boneca de Pixe (com Luis Iglésias), Na Baixa do Sapateiro, Dá Nela, É luxo Só, No Rancho Fundo (com Lamartine Babo), Risque, Faceira e muitos outros. 
Lamartine de Azevedo Babo nascido em 10/1/1904 no Rio de Janeiro, foi um dos melhores compositores brasileiros, profícuo, possuidor de fino humor, grande sensibilidade e carnavalesco.
Entre os grandes sucessos de Lamartine estão "Teu Cabelo não Nega" com Irmãos Valença, "No Rancho Fundo" com Ary Barroso, "Rasguei a Minha Fantasia", "Isto é lá com Santo Antonio", "Chegou a Hora da Fogueira", "Nada além", "A.E.I.O.U." com Noel Rosa; além de compositor foi ligado ao rádio e ao futebol, tendo sido o autor dos hinos de 11 clubes de futebol do Rio de Janeiro, entre os quais Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo e América seu clube de coração. Faleceu em 16/6/1963 no Rio de Janeiro.
 
Dárcio Fragoso
 
 

No Rancho Fundo

(1931)

Autoria: Ary Barroso e Lamartine Babo


 No Rancho Fundo
 
Bem pra lá do fim do mundo
 
Onde a dor e a saudade
 
Contam coisas da cidade.
 
 
No Rancho Fundo
 
De olhar triste e profundo
 
Um moreno canta as mágoas
 
Tendo os olhos rasos d'água.
 
 
Pobre moreno
 
Que de noite no sereno
 
Espera a lua no terreiro
 
Tendo um cigarro por companheiro.
 
 
Sem um aceno
 
Ele pega na viola
 
E a lua por esmola
 
Vem pro quintal desse moreno.
 
 
No Rancho Fundo
 
Bem pra lá do fim do mundo
 
Nunca mais houve alegria
 
Nem de noite, nem de dia.
 
 
Os arvoredos
 
Já não contam mais segredos
 
E a última palmeira
 
Já morreu na cordilheira.
 
 
Os passarinhos internaram-se nos ninhos
 
De tão triste essa tristeza
 
Enche de trevas a natureza.
 
 
Tudo por quê?
 
Só por causa do moreno
 
Que era grande, hoje é pequeno
 
Para uma casa de sapê.
 
 
 Se Deus soubesse
 
Da tristeza lá na Serra
 
Mandaria lá pra cima
 
Todo o amor que há na Terra.
 
 
Porque o moreno
 
Vive louco de saudade
 
Só por causa do veneno
 
Das mulheres da cidade.
 
 
Ele que era
 
O cantor da primavera
 
Que até fez do Rancho Fundo
 
O céu melhor que tem no mundo.
 
 
Se uma flor desabrocha
 
E o sol queima
 
A montanha vai gelando
 
Lembrando o cheiro da morena. 
 
 
 
Música: No rancho fundo
Autoria: Ary Barroso e Lamartine Babo
Interpretação: Chitãozinho e Xororó
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Imagens : Quadro Central Chitãozinho e Xororó
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano

 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções 
 
|Principal Menu |Fale comigo | Voltar |  
 
Direitos autorais registrados®
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *